Cuiabá - MT

Cuiabá - MT

Cursos a distância


CURSO DE APERFEIÇOAMENTO: 

FORMAÇÃO REFLEXIVO-CRÍTICA 

DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA


Justificativa
Nos últimos anos, diversos trabalhos nacionais e internacionais sobre línguas estrangeiras vêm salientando a importância do ensino crítico de línguas no currículo escolar brasileiro. Dessa maneira, tais pesquisas acabam chamando-nos a atenção para a dimensão social e política que emergem do ensino e aprendizagem de língua estrangeira.
Apesar desses estudos, ainda são poucos os efeitos práticos na escola. Contudo, deve-se ressaltar que esforços com a finalidade de aprimorar o padrão de ensino de línguas estrangeiras dentro de uma perspectiva crítica, principalmente no segmento público, não faltam. As universidades públicas, por exemplo, com seus cursos de extensão, se tornaram nichos de formação de professores. Entretanto, apesar de esforços dessa natureza, somos conscientes que são insuficientes os cursos oferecidos para docentes envolvidos no ensino de inglês no Brasil, sobretudo os que encerram um viés do letramento crítico.
Preocupados com essa situação, propomos a criação de cursos de educação continuada para professores de inglês em exercício intentando promover reflexões críticas sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa com componente presencial e a distância. A modalidade a distância se faz necessária para atender a um número maior de profissionais da educação que possam vivenciar situações de aprendizagem crítica, bem como para defrontar com outras realidades e experiências bem-sucedidas no contexto público. Para melhor apreciação desta proposta, foi ela dividida em seções que descrevem as razões de ordem educacional, linguística, discursiva e pedagógica para cursos de formação on-line para professores de língua inglesa.
PÚBLICO-ALVO
Professores de inglês com nível linguístico intermediário de escolas públicas, particulares e escolas de idiomas.

Quem promove o curso?
O curso faz parte dos trabalhos desenvolvidos no grupo de estudo sobre a relação linguagem e tecnologia (GELTEC) tem como finalidade investigar as possibilidades e repercussões de práticas educacionais de línguas em contexto digital. Em 2010, este grupo já implementou seus primeiros estudos teóricos e práticos. Esse grupo nasce com o objetivo de agregar pesquisas em linguagens que versem sobre discurso, interação, formação de professores, gêneros emergentes e material didático para curso mediado pelo computador, com vista a entender quais as circunstâncias mais favoráveis para a aprendizagem e o ensino de línguas em contextos digitais. De igual modo, este núcleo se caracterizará como grupo multidisciplinar de pesquisa em Linguística Aplicada, assinalada pela interface entre Educação, Linguagem e Tecnologia Digital.

A ESTRUTURA DO CURSO DO GELTEC
Curso: FORMAÇÃO REFLEXIVA-CRÍTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA
A proposta deste módulo é promover a reflexão sobre o estatuto docente de língua inglesa no contexto brasileiro. Sempre com o apoio de um tutor, o participante vai entrar em contato com leituras críticas que possam auxiliá-lo na criação de ambiente favorável ao processo de reflexão de sua prática como educador.
            Os módulos estão assim divididos:

TESTE DE NIVELAMENTO
Modulo I: Apresentação e Ambientação: Unidade 1: Apresentação
Modulo I: Apresentação e Ambientação: Unidade 2: DIVERSIDADE
Modulo II: Desigualdade de Gênero. UNIDADE 1: Gênero e diversidade: conceitos e história.
Modulo II: Desigualdade de Gênero. UNIDADE : Gênero e Educação.
Modulo III: Sexualidade e orientação sexual. UNIDADE 1: Diversidade sexual e discriminação
Modulo IV: O professor ideal de línguas estrangeiras face o movimento de globalização e tecnologização
Módulo V: Unidade I: Ecologia, cidadania planetária, a questão da água no mundo e as reservas naturais
Módulo V: Unidade 2: O depósito de lixo no mundo.
Módulo VI: Unidade 1: Trabalho infantil
Módulo VII: Unidade 1: Drogas, tabagismo e alcoolismo
Módulo VIII: Unidade 1: Consumismo e adolescência
Módulo IX: Unidade 1: Qualidade de Vida

Avaliação
Participação: a participação será avaliada de forma quantitativa e qualitativa. Serão observadas a frequência nas discussões e a demonstração de leitura dos textos, e reflexão sobre o conteúdo.
Trabalho final: elaboração de projeto dentro de uma perspectiva crítica na escola como forma de intervenção.
Autoavaliação: elaboração de textos teórico-reflexivos a propósito de ensino e aprendizagem do professor.
Recursos humanos

Coordenador:  Dánie Marcelo de Jesus  (Doutor em Linguística Aplicada)
Professor: Ana Paola de Souza e Lima (Mestranda em Estudos de Linguagem)
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4452888P7



OBJETIVOS

Geral

            Possibilitar aos professores do ensino fundamental e médio de língua inglesa desenvolvimento teórico como instrumento de transformação social. Em adendo, criar condições para os professores avaliarem seu planejamento e ampliarem a compreensão do papel da língua inglesa no contexto educacional.

 Específico
·         Desenvolver ações de aprimoramento linguístico dos educadores/as de língua inglesa da Educação Básica;
·         Proporcionar aos professores reflexão sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa;
·         Promover práticas de leitura, escrita e compreensão oral em inglês;
·         Estimular a discussão a respeito do ensino de inglês na escola pública;
·         Estimular e desenvolver na formação dos educadores/as a leitura crítica e o aproveitamento de diferentes recursos pedagógicos e de diferentes mídias;
·         Contribuir para a formação de profissionais da Educação Básica, de modo a oferecer e estimular a produção de instrumentos para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem, articuladas à uma concepção crítica de ensino de língua, que considerem o cotidiano escolar e fora da escola vividos pelos educadores/as e alunos/as da escola;
·         Estimular a convivência baseada no respeito à diversidade de gênero e étnico-racial;  
·         Incentivar a produção de materiais didáticos de apoio pelos próprios cursistas e o intercâmbio de tais materiais e experiências bem sucedidas, (bem como dificuldades enfrentadas) entre eles/a.

Lista de aprovados

3 comentários:

  • wolney says:
    17 de fevereiro de 2013 às 20:12

    Este curso é pago?
    Wolney (josewolney@yahoo.com.br)

  • Ana Paola says:
    19 de fevereiro de 2013 às 20:01

    Wolney,

    o curso é gratuito, mas infelizmente as inscrições foram encerradas visto que excedeu-se o numero de inscritos. Acompanhe no blog mais novidades.

    :)

  • GELTEC says:
    20 de fevereiro de 2013 às 10:27

    Wolney as inscrições para o Curso foram prorrogadas. Aguardamos a sua inscrição.

Postar um comentário